Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
20
____

O local onde se acha o meteorito e os mais pontos que offerecem circumstancias especiaes deverão ser assignalados por meio de marcos, que em qualquer época possam ser reconhecidos.

O louvavel interesse que Vm. tem revelado pelo assumpto, o zelo e a proficiencia com que tem desempenhado commissões anteriores, constituem garantia efficaz do bom resultado desta delicada incumbencia.


Deus Guarde a Vm. - Rodrigo Augusto da Silva.- Sr. José Carlos de Carvalho.




No paquete nacional Espirito-Santo, a 20 de Agosto de 1887, deixou o Rio de Janeiro, com destino á provincia da Bahia, o chefe da expedição, levando por companheiro os engenheiros Vicente José de Carvalho Filho e Humberto Saraiva Antunes.

A 23 do mesmo mez chegou a commissão á Bahia ; a 27 seguiu para Alagoinhas ; a 2 de Setembro para Santo Antonio das Queimadas ; a 5 a Villa de Monte Santo ; a 6 ao Bendegó, e finalmente no dia 7, anniversario da Independencia do Brazil, á 1 hora da tarde, foram inaugurados com toda a solemnidade os trabalhos da remoção do meteorito para o Museu Nacional, lavrando-se por este motivo o seguinte termo, cuja cópia authentica foi encerrada em uma caixa de ferro, que ficou collocada nas fundações do marco levantado no logar onde cahiu o referido meteorito.


Inauguração dos trabalhos de remoção do meteorito de Bendegó para o museu nacional do Rio de Janeiro


Aos sete dias do mez de Setembro do anno de 1887, durante o reinado de Sua Magestade o Imperador o Sr. D. Pedro II, e regencia da Serenissima Princeza Imperial D. Izabel, neste logar, conhecido pelo nome de Ipoeira de João Venancio, à margem do riacho Bendegó, affluente do rio Vasa-Barris, pertencente à freguezia e termo de Monte Santo, provincia da Bahia, sendo Presidente o Conselheiro João Capistrano Bandeira de Mello, achando-se presentes, á 1 hora da tarde, junto ao meteorito o cidadão José Carlos de Carvalho, chefe da commissão e os engenheiros Vicente José de Carvalho Filho e Humberto Saraiva Antunes, nomeados pela Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro, da qual é presidente o conselheiro de Estado Visconde de Paranaguá, e de conformidade com as instrucções que foram dadas ao chefe da commissão pelo Conselheiro Rodrigo Augusto da