Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/19

Wikisource, a biblioteca livre
25
____

Uma arborisação pouco corpulenta, crescida no meio de chapadões cobertos de bravios catingaes [1], onde predominam as familias das Cactaceas, Apocynaceas, Asclepiadaceas, Euphorbiaceas, Sapotaceas, Anacardiaceas, Leguminosas, Urticaceas, Smilaceas, Bromeliaceas, Loranthaceas, Malvaceas, Bombaceas, Plameiras e Polypodiaceas, etc., determina o principal caracteristico do sertão [2] da provincia da Bahia, por onde andámos.

O solo das catingas varia ; ora é calcareo, arenoso, ora argiloso, ora dioritico, ora granito-quartzo.

As especies peculiares á flora das catingas e as mais constantes são: [3]

Mandacarús diversos..... Cereus Scopa (D. C.).
Cereus mandacarú (Caminh.).
Cereus hexagonus (L. W.).
Cereus Jamacaru (S. Dyck).
Cereus geometrizans (Mart.).
Cereus flagelliformis.

Estes dous ultimos são tambem conhecidos vulgarmente pelos nomes de facheiro ou mandacarú de boi.

O mandacarú de leite é uma Euphorbiacea (a Euphorbia phosphorea).

Palmatorias diversas..... Opuntia brasiliensis (How.).
Opuntia elacta (Otto.).

Ha mais de uma cactacca com este nome nos sertões e catingas da Bahia, sendo as mais communs as que ficam indicadas.

Cabeça de frade.......... Varias especieis de Melocactus (Meloc. Hookerianus Gardn.) e de Echinocactus são assim chamadas.
  1. O professor L. M. Caminhoá, no seu tratado de Botanica Medica Geral, fasciculo XIII, na parte que se occupa da — Geographia Botanica — diz:
    CAÁ-TINGAS OU CATINGAS. — Esta palavra é tambem de origem tupinica, vem de caá, planta ou matto e tinga, espinhoso (fedorento?)
    Chamam-se assim certas mattas intertropicaes pouco espessas e pouco altas, de arvores tortuosas, e de arbustos em geral espinhosos, ou aculeados, que perdem as folhas pelo verão ; distinguem-se por ter poucos renovos, o cortex ser espesso e encrustado de Lichenes, etc.
  2. SERTÕES. - São zonas do interior do paiz, mais ou menos extensas, seccas e clevadas, de ordinario pouco productivas para grande numero de vegetaes, e caracterisadas por uma flora especial.
    A palavra sertão serve também ás vezes para significar um logar mais ou menos remoto, mesmo quando coberto de florestas ; como é empregada em varios pontos da provincia do Espirito Santo (Geographia Botanica do professor J. M. Caminhoá).
  3. Classificação do professor J. M. Caminhoá — Geographa Botanica.