Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


28

vincia da Bahia do poente para o nascente , e vai levar ás costas do Atlântico as aguas dos seus mais notáveis tributarios desta parte do sertão, o Jacaricy, o Itapicurii-mirim, o Cariacá , o Riachão, o Rio do Peixe e outros.

O rio Jacaricy, principal tributário do Itapicurú-Assú, nasce na lagoa Sucuriúba, que fica entre as serras do Lopes e da Itiúba.

O Itapicurú-mirim tem as vertentes na Serra da Saude, além da Villa Nova da Rainha , hoje cidade do Bom Fim.

O rio do Peixe nasce na serra da Caracuanha , e o Cariacá na serra do Lopes.

O Itapicurú-Assú recebe o rio Jacuricy logo abaixo da villa de Santo Antonio das Queimadas; o Cariacá, antes de passar pela freguezia dos Tucanos; o Itapicurú-mirim a 12 kilometros acima da villa de Queimadas, e o Rio do Peixe depois de unido ao Riachão, a pouca distancia da estação do Rio do Peixe.

Tanto os rios Itapicurú -Assú e Itapicurú-mirim, como o Rio do Peixe e o Riachão, cortam o prolongamento da estrada de ferro da Bahia ao S . Francisco, que os atravessa, aquelles em pontes de 50m,0 de vão ; o Riachão em uma ponte de 30m,0, e dous braços do rio do Peixe , em duas pontes de 30 e 16m de vão.

O Itapicurú-Assú atravessa o prolongamento da estrada de ferro no 227k,603; o Itapicurú-mirim no 280k,612 ; o Rio do Peixe no 203k,600 e o Riachão no 200k,0.

Dos Serrotes das Pedras miúdas e do Arraial nasce o riacho do Desterro , principal affluenle do Bendegó, que tem origem em uma lagôa aberta na fralda oriental da Serra do Athanasio, e que depois de percorrer um valle apertado e tortuoso vai juntar-se ao rio Vasa-Barris na povoação dos Canudos a 45 kilometros da sua nascente.

O Bendegó em quasi todo o percurso é cortado por fortes paredões de pedra secca, levantados pelos moradores ribeirinhos, com o fim de represar os aguas durante a estação dos chuvas e dest’arte premunir-se para os dias calamitosos da secca.

A Serra do Lopes segue parallelamente á Serra Geral, a serra de Monte Santo, toda de quartzito, e a Serra Grande, formada na maior parte de schistos em decomposição adiantada, donde se destacam laminas de 0m,01 a 0m,02 de espessura e tamanho limitado, estendem-se na mesma direcção da Serra Grande. As Serras do Garrote, Caixão, Manoel Alves, Damazio e do Engorda , que se inclinam sobre estas; finalmente, as Serras Branca e do Jabucunam, Santa liosa, Capivara, Pedra d ’agua e de S. Sebastião,