Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre
34
____

III

Escolha do caminho para o transporte do meteorito


A escolha do caminho mais conveniente para o transporte do meteorito foi examinada cuidadosamente por mim e pelo engenheiro Vicente de Carvalho.

As intituladas estradas percorridas foram as seguintes:

Monte Santo a Bendégo por Athanasio. 39k,5
— — Soledade. 37 ,5
— — Acarú. 42 ,0
Queimadas. 88 ,0
Itiúba. 77 ,0
Jacuricy por Pedra Vermelha. 71 ,0
— — Camandaroba. 94 ,0
Caldeirão pela Giboia ao k 259 do prolongamento. 27 ,0
Gato ao Gado Bravo. 8 ,0
Total 484k,0

Attendendo ás circunstancias do transporte, que exigia differentes meios de tracção, devendo ser ora directa, ora por meio de apparelhos e sobre trilhos, conforme a consistencia do terreno e os declives, reconheceu-se que seria mais conveniente o caminho que contivesse maiores extensões de leito nas mesmas condições.

As chamadas estradas, que foram por nós percorridas, tinham raramente dous ou mais metros de largura, e o leito muito damnificado pelas enchurradas; para utilisal-as, seria, pois, necessario grandes reparações e alargal-as ou abrir picada inteiramente nova ao lado da antiga estrada; o que succedeu em grande parte afim de poupar movimento de terras muito dispendioso, e exigir o emprego constante dos trilhos.

Por estas considerações, parece que, tendo-se de abrir quasi toda a estrada, o mais conveniente seria a estrada directa de Bendegó a Jacuricy. De encontro, porém, a esta consideravel reducção de distancia, surgiram outras difficuldades: no percurso tinha-se de atravessar grandes extensões, que não podiam ser reconhecidas sem muito dispendio e sacrificios, por falta de recursos locaes, pois, em geral, toda esta parte do sertão é extremamente secca e despovoada. A agua