Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/29

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
35
____


fornecida, quasi sempre, por tanques, açudes ou cacimbas nos riachos mais caudalosos, não a encontrariamos si nos fossemos aventurar por um tal caminho, e o abastecimento para o pessoas e animaes seria difficil, demorado e bastante caro. O caminho directo teve de ser abandonado, e o seria ainda que houvesse certeza de não se encontrar difficuldades insuperaveis no terreno pela falta unica de aguadas.

Marcou-se, pois, como ponto de passagem obrigado, a villa de Monte Santo ou suas cercanias.

Aos caminhos mais curtos de Bendegó para Monte Santo, pelo Athanasio e pela Soledade, foi preferido o do Acarú, por se encontrar no trajecto maior numero de fazendas, e por conseguinte, mais agua, pastos e outros recursos, além de ser mais homogeno o perfil, o terreno muito menos pedregoso, e de poder-se aproveitar grande parte da estrada da Volta da Pedra ao riacho Salgado, onde em muitos logares nada havia a fazer.

De Monte Santo á estrada de ferro o caminho escolhido foi o da Estação do Jacuricy de preferencia aos que íam ter a Queimadas e Itiúba ; não só no que dizia respeito a recursos, agua e pastos, cujas condições eras as mesmas, como porque ambas eram mais extensas, accrescendo que a estrada de Queimadas é má : até a travessia do Cariacá é muito pedregosas e accidentada ; dahi em diante atravessa grande numero de lagòas consideraveis, algumas com dous metros d'agua; e por fim a travessia do Jacuricy era pessima. Na estrada da Itiúba, a serra deste nome e suas circumvizinhanças tornaram impossivel a sua escolha, apezar de ser excellente todo o resto do caminho, que era plano, sem lagòas ou pedreiras e mais larga. Ainda pensou-se em utilisar este caminho até Camandaroba e dahi seguir para o Jacuricy margeando o rio ; esta idéa, porém, foi abandonada, á vista da grande distancia e do pessimo terreno a percorrer, que ficaria intransitavel com qualquer chuva.

O caminho do Jacuricy, por Pedra Vermelha, foi julgado o melhor e por conseguinte o escolhido, apezar de ser extremamente accidentado do Caldeirão á Lagòa dos Cavallos, não só por ser o mais curto, mas tambem o mais uniforme em declives e natureza do leito. Tratando se de evitar o trecho máo do caminho escolhido, examinou-se tambem o itinerario pela Giboia e Gato a sahir no kil. 259 do Prolongamento.

Esta variante foi julgada imprestavel, porque, pouco melhorando, alongava o trajecto, e ser-nos-hia preferido seguir do Gato para Gado bravo, si não se tivesse resolvido, depois de cuidadoso estudo, tirar uma linha média entre aquelles dous e, passar pelas lagòas