Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/31

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
37
____


A construcção destes marcos foi por mim projectada e dirigida, sendo coadjuvado na execução do março Barão do Guahy pelo engenheiro Vicente José de Carvalho Filho.

IV


Transporte do meteorito de Bendegó


O transporte do meteorito Bendegó desde o logar onde foi encontrado pela commissão até á estação do Jacuricy, no prolongamento da estrada de ferro da Bahia ao S. Francisco, não podia deixar de ser um trabalho fatigante, demorado e difficil.

A planta geral e o perfil longitudinal do caminho transitado pelo meteorito, que pesa 5.360 kilogrammas [1], são elementos sufficientes para ter-se uma idéa justa da importancia do commetimento confiado á commissão que tive a fortuna de dirigir.

Arrancar o meteorito do leito do riacho Bendegó onde se achava enterrado desde 1785, transportal-o para logar onde pudesse ser embarcado no carretão, galgar as barrancas empedradas da margem esquerda para alcançar as planuras superiores do valle, exigiu da commissão interesse decidido e uma porção immensa de paciencia e cuidados, para de simples tabaréos [2] que nunca sahiram de dentro dos catingaes do sertão, fazer-se ao menos soffriveis auxiliares para a execução de um trabalho que carecia do emprego de ferramentas que lhes eram inteiramente desconhecidas.

No entretanto tudo foi feito sem que se tivesse de registrar um unico accidente desagradavel.

Por meio de macacos e bimbarras feitas de trilhos conseguiu-se desalojar o meteorito de dentro do riacho Bendegó, no logar deno-

  1. Cópia :
    Estrada de ferro da Bahia ao S. Francisco (Companhia Limitada).
    Por me ser requisitado pelo IllM Sr. Chefe da commissão do transporte do meteorito Bendegó, Commendador José Carlos de Carvalho, certifico que, pesando com toda a exactidão aqui nesta estação da Calçada, aos vinte e seis dias do mez corrente, o mencionado meteorito, verifiquei ter o peso de CINCO MIL TREZENTOS E SESSENTA KILOGRAMMAS (5.360).
    E por ser verdade, eu Richard Triplady, superintendente da Estrada de Ferro da Bahia ao S. Francisco ( Companhia Limitada ), passei a presente, por mim feita e assignada aos vinte e nove dias do mez de Maio de mil oitocentos e oitenta e oito.
    Bahia, 29 de Maio de 1888.— Richard Triplady, Superintendente.
  2. Homens do sertão.