Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
39
____


de poderosos breques ; e quando o carretão, por qualquer circumstancia, descarrilhava, ainda as rodas de madeira impediam que as rodas de flange se enterrassem no terreno, tornando difficiltosa e demorada a suspensão do carretão e o restabelecimento do trafego.

A combinação de rodas de diametros differentes trouxe ainda a grande vantagem de tornar simples e ligeira a manobra da retirada do carretão de cima dos trilhos para rodar directamente sobre o terreno, quando este era bastante duro ; e a passagem para cima dos trilhos, quando o terreno se apresentava frouxo, alagado ou pedregoso de mais.

A manobra consistia apenas em mergulhar a ponta dos trilhos de modo que antes de chegar o carretão ao extremo da linha, já as rodas de madeira começassem a funccionar, no caso de ser preciso retirar o carretão de cima dos trilhos ; no caso contrario, era sómente necessario cavar o terreno por baixo das rodas de flange, tanto quanto permittisse o assentamento da ponta dos trilhos, de sorte que o carretão, logo que fosse empurrado para a frente, deixaria ficar suspenas as rodas de madeira.

Com effeito, graças a tão original combinação, muitas das difficuldades encontradas nessa penosa travessia, desde o Bendegó até o Jacuricy, foram vencidas com alguma segurança e mais ou menos promptidão.

Em alguns casos, porém, foi ainda preciso pôr em pratica a arte do marinheiro, para tirar auxilio seguro e proveitoso do emprego das estralheiras, talhas dobradas e singelas, patescas, estrópos e de todas essas engenhosas disposições de cabos e roldanas, de que o homem do mar, mais do que nenhum outro, sabe se servir quando tem necessidade de mover pesos consideraveis, garantindo a segurança da manobra, ao mesmo tempo que consegue tirar grandes resultados com a utilisação de esforços relativamente pequenos.

O carretão [1] foi construido nas officinas do Aramarys, no prolongamento da Estrada de Ferro da Bahia ao S. Francisco, dirigidas

  1. O carretão, que é todo de ferro batido, pesa 1.194 kilogrammas, assim distribuidos:
    Estrado. 600 kilogrammas.
    4 maneaes. 84
    2 eixos. 100
    4 rodas de ferro. 220
    4 » de madeira. 140
    6 olhaes de ferro. 30
    Accessorios 20
      1.191