Página:Meteorito de Bendegó - relatório apresentado ao ministerio da agricultura, commercio e obras publicas (...) sobre a remoção do meteorito de Bendengó do sertão da provincia da Bahia para o Museu Nacional.pdf/35

Wikisource, a biblioteca livre
41
____

Ainda assim, uma vez quasi ao chegar-se ao sobpé da serra do Acarú, uma arvore cedeu ao peso do meteorito, os apparelhos arrebentaram-se e o carretão precipitou-se por uma rampa de 30 % (kilometro 22, estaca 26), indo, felizmente, parar a meia ladeira, por ter o meteorito corrido para frente do carretão e o obrigado a dar um verdadeiro salto mortal indo cahir alguns metros adiante.

Si não fosse esta circunstancia, talvez ainda hoje estivessemos tratando de guindar o meteorito para tiral-o das profundezas escuras de uma grota medonha.

Felizmente só depois de transposta a Serra do Acarú é que as chuvas de trovoadas começaram a cahir fortes e constantes. A marcha tornou-se mais pesada, morosa e amofinante, devido ás condições do terreno, que, em alguns logares alagado, difficultava o assentamento da linha, e em outros, escorregadiço e frouxo, tornava perigosa a manobra da mudança dos trilhos e custoso o travamento do carretão.

Neste periodo aborrecido da campanha, o meteorito mais de uma vez, si de todo não sahia de cima do carretão, escorregava ora para frente, ora para trás, por estarem encharcados das aguas das chuvas os calços de madeira que o cunhavam sobre o estrado.

Por quatro vezes a marcha foi interrompida para fazer-se a substituição dos eixos do carretão, que se partiram.

Na travessia do Riacho das Tocas, o córte aberto nas margens que se levantavam em fórma de caixão, embebido de grande porção de agua de uma chuva torrencial, que cahiu inesperadamente, deu causa a que a linha de trilhos abatesse e o carretão, descarrilhando em logar tão crítico, virasse, atirando o meteorito dentro do riacho.

Trabalhou-se durante todo o resto do dia e durante a noite á luz de fogueiras, e no amanhecer do dia seguinte prossegua a marcha, como si nada tivesse occorrido na vespera.

A passagem do rio Monteiro, e do grande rio Jacuricy, da lagòa do Mary, sobre os lageados do Caldeirãozinho foram campanhas serias, em que emprenhou-se muita dedicação e decidia vontade de concluir satisfactoriamente a incumbencia que me foi confiada.

Na construcção de estivados nas lagòas; na armação de passagens provisorias sobre riachos desde seis metros de largura até sobre o rio Jacuricy de 50 metros de vão ; no levantamento de aterros sobre baixadas alagadas, e no córte de caminhos por encostas de morros pedregosos, póde a commissão orgulhar-se de ter conseguido registrar um dos serviços mais notaveis na historia dos transportes effectuados no Brazil.