Página:Mulheres e creanças.djvu/211

Wikisource, a biblioteca livre
MULHERES E CREANÇAS
205

Ha uma pressa febril, uma impaciencia vertiginosa, uma ancia de todos os instantes n’esta raça de impetuosos luctadores.

As qualidades e os defeitos britannicos attingem além do Atlantico um relevo exagerado.

N’esta vida cortada de obstaculos e difficuldades, n’esta vida em que a energia do homem, o seu vigor physico e moral, a dura tenacidade do seu querer, se exercitam e robustecem na mais desenvolvida escala, que lugar póde haver para a poesia, para a arte, para as tranquillas doçuras da vida domestica, para os prazeres de uma culta sociabilidade?

Ha tempo apenas para admirar as extravagancias imprevistas, as cousas novas e excentricas que firam a attenção, que se imponham rapida e subitamente ao pasmo das turbas.

Deriva do modo inteiramente caracteristico porque os americanos entendem a vida, o lugar que n’ella dão á mulher. Isolada por um esteril respeito, despojada de todo o predominio que entre nós lhe concedem os costumes, e a tradição religiosa e social, a mulher para tentar adquirir a consciencia da sua força, tem fatalmente de ir procural-a na arena em que luctam os homens.

Isto em vez de os converter, mais os liberta d’aquelle poder occulto e latente, d’aquella doce e invisivel influencia