Página:Mulheres e creanças.djvu/260

Wikisource, a biblioteca livre
254
MULHERES E CREANÇAS

accentuadas, fallando na linguagem mais correntia e mais chã.

A resurreição da carne era um dos pontos fundamentaes do dogma catholico. O espiritualismo d’essas éras barbaras era muito mais material do que a sciencia de hoje.

— Para que aperfeiçoarmos e amenisarmos a vida, — diziam do alto dos seus pulpitos ou nas paginas dos seus tractados as terriveis authoridades d’essas éras tão hostis para o homem. — Quanto maiores supplicios houvermos padecido n’este momento rapido, maior quinhão de gloria tem para nós a eternidade. Sofframos todas as humilhações mais abjectas, curvemo-nos diante de todas as tyrannias, deixemos que os vermes devorem o nosso corpo ulcerado, sejamos grandes em face do Senhor, como Job na sua gloriosa estrumeira. Os que forem ultimos cá em baixo, serão os primeiros no céu!

E a humanidade, ébria de um sonho de beatitude immortal, perdia a força para combater, e esperava passivamente a resurreição esplendida que os illuminados lhe promettiam!

Oh! quanto devemos á robustez de espirito, á fé fecunda e creadora que moveu alguns homens privilegiados a fazerem-nos sahir d’esse marasmo estagnador!