Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre

Pelo assumpto e pela fórma, o Pantheon podia ser um ramalhete de flores perante a historia; mas a auctora, obedecendo a tendencia do seu tempo, preferio biographar heroinas a fazer a apotheose do bello sexo.

Entretanto, a magnifica collecçãoémenos uma galeria de retratos do que uma adoravel clientela, defendida por advogado de ordem superior.

Expliquemo-nos: as Mulheres Illustres do Brasil são modelos de distincção e virtude, e para que se inuponham á sympathia e imitação, para que sirvam de licção e exemplo, basta a leitura do presente livro pelos, delicados espi ritos. aos quaes é dedicado. 0 que é preciso, é não exagerar as proporções do quadro para não perder-se o trabalho, que vae transformando o antigo deserto em delicioso horto.

O homem e a mulher são seres que se completam, são elementos que entram para a formação deste ser superior, que constitue o par.

Mas apezar do que elles têm de commum, possuem caracteres particulares, que constituem as faces diversas da psyché masculina e feminina. Assim, o espirito da mulher caminha do geral para o particular, da especie para o individuo; o espirito do homem segue marcha