Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre

opposta, parte da differença para a semelhança, da multiplicidade para a unidade.

Segundo Miramont, não ha n’esta diversidade de aspectos antagonismo; mas antes collaboração, da mesma sorte que não ha opposição entre a sciencia e a natureza, posto que marchem em sentido inverso, esta multiplicando, e aquella simplificando sempre.

Mas se existe distincção entre o espirito do homem e o da mulher, a conclusão é que ambos não pódem receber a mesma educação.

A um espirito, que procede por analogia, por generalisação, por synthese, não pódem ser ensinadas as mesmas materias, que a um espirito, que procede por individualisação, por differenciação, por analyse. A organisação da mulher, vindo mais de perto, e a do homem mais de longe, como faces distinctas do espirito humano, seguem caminhos distinctos, e n’este sentido é que deve ser dirigida a educação de um e de outro sexo.

Não combatemos a educação superior da mulher sob o brutal motivo de inferioridade intellectual; pelo contrario, n’este assumpto, estamos de perfeito, accordo com Bernard, quando escreve: «A maior parte das objecções, que a principio foram feitas, quando se