Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre

caso interessantissimo, que dá claramente a entender que um individuo póde independentemente de sexuação transmittir a seus productos o sexo ou qualidades de sexo, que não possue.

Os trabalhos de Siebold, de Treat, de Born, de Yung provam que o calor e o nutrimento determinam o sexo entre os ovos. No genero Hydatina Maupas produzio á vontade machos ou femeas, elevando ou abaixando a temperatura.

O sexo não é, portanto, hereditario nem predeterminado, o que importa dizer que elle não tem uma natureza estavel, permanente, immutavel, sempre a mesma, quaesquer que sejam as condições de tempo e de logar.

O presente livro visa, por meio de uma excellente licção de cousas», arrancar a mulher da submissão, do receio e da timidez, em que até hoje tem vivido; tende a despertar-lhe o sentimento da autonomia, a consciencia do proprio valor.

A psychologia moderna demonstrou que toda ideia é um começo de acto, e, sendo assim, convem inspirar a mulher a ideia de que a sua missão não é somente conservar a especie, mas