Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/20

Wikisource, a biblioteca livre

continente que tinha anle a vista. O zimborio finamente esmaltado da quarta parte do mundo, marchetado por nuvens rozeas ao romper da aurora e por outras de côr mais afogueada ao declinar do sol, tingindo os montes debruçados no mar e as campinas de além, fez com que as riquezas das suas florestas e depois as de suas minas de oiro, de prata e de diamantes, attrahissem a nova Golconda milhares de estrangeiros de todas as nações.

Não venho, aqui entretanto, recapitular largamente os successos da Historia do Brazil, já tão conhecidos, nem muito menos relembrar as immorredouras glorias do seculo XVI.

Depois da primeira expedição, ficou o novo mundo abandonado dos portuguezes, o que motivou outros paizes quererem explorar tambem o riquíssimo torrão.

Nas plagas brazileiras aportavam não só expedições enviadas pelos monarchas, como outras muitas á custa de particulares.

Em 1510, porém, naufragou na Bahia de «Todos os Santos» o portuguez Diogo Alves Corrêa, natural de Vianna, que ia em demanda das Indias.

Ora, os Tupinambás, senhores da costa, viram um dia surgir das ondas, como se fosse a cabeça de um monstro, a de um homem, joven, bello, olhar audaz, que trazia cuidadosamente