Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre

prestar obediencia, garantindo-lhe a amizade dos Tupinambás, como fizeram com Francisco Pereira Coitinho.

Affirmava isso fiado em sua mulher, que, já măe de muilos filhos, de grande influencia dispunha entre os selvagens, concorrendo até para a pacificação das tribus, quando revoltadas. Foi della que descendeu a nobre casa da Torre, que tanto brilho teve.

Paraguassú abrio, pois, á mulher brazileira, com as suas virludes civicas e moraes, o capitolio do lar, e, a mim, que de prazer não me vae n’alma ao ver sobre a primeira folha do livro offerecido á familia do meu paiz, o nome da mulher que teve como apanagio o amor sincero do homem a quem jurou a sua fé, amando-o com verdadeira dedicação...

Ella sobreviveu a Diogo Alves Corrêa algum tempo, fallecendo na sua graciosa casa de «Villa Velha» com oitenta e seis annos, repousando as suas cinzas na legendaria capella, do somno do qual não se acorda mais.

Deixemol-a dormir, apezar de ser eu agora obrigada a sacudir a poeira do sarcophago onde jazem as preciosas reliquias da nossa illustre patricia, que já foi immortalisada pelas pujantes estrophes de Santa Rita Durão — O monge poeta, no seu poema épico — Caramurú.