Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre

costa, os quaes, como se de accordo com os não menos terriveis Cahités, seus inimigos, provaram que se não disputa impunemente, á mão armada, a propriedade alheia. A natureza que os cercava deu margem para crescer mais, muito mais, essa cubica que se origina das conquistas.

Em seguida, fundeou as suas caravellas no bello ancoradouro cujas aguas vinham docemente beijar a areia loura, juncada de coqueiral. Ao largo passavan as igáras... Os selvagens, iracundos, terriveis, desconfiados, travaram, como era natural, sangrenta batalha com os invasores, que os queriam á viva força desalojar dos seus dominios. N’esse combate encarnicado, rispido, feroz, morriam de parte a parte centenas de homens.

Mesmo já pela noite, quando luziam tranquillas as estrellas no céo, quando o mar, sereno como um lago convidava a poetizar a situação, a marinhagem cantava as chacaras e as lôas do seu paiz, enquanto, a espaços, uma flecha atravessava os ares, desafiando os recem-chegados.

Os donos dessa Marim tão ridente, com a sua corôa de rainha, formada do cocar das palmeiras, expulsando os importunos hospedes, provavam que elles tinham o dominio da vontade, e o recurso da força. Viviam tranquillos no remanso