Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre

«Oh! linda situação para fundar-se uma cidade».

Os portuguezes soffriam uma guerra atroz, até certo ponto justificada. Ora, naturalmente vingativos, os selvagens machinaram o plano do sitial-os pela fome, o que os teria feito perecer, se não fossem as moçoilas da tribu, uma das quaes affeiçoou-se a Vasco de Lucena, instigando as suas companheiras a levar-lhes alimentos, o que faziam á noite, sendo os fructos conduzidos em cestos e a agua em cabaças.

A filha do Cacique annuio a esse acto de caridade, impulsionada pelos sentimentos naturaes do coração da mulher, embora inculta.

Victima, porém, do acaso, cae prisioneiro dos Cahités, Jeronymo de Albuquerque, irmão de D. Brites de Albuquerque, mulher de Duarte Coelho. Levaram-n’o para o acampamento onde celebravam-se os medonhos sacrificios, com lugubres ceremonias, cabendo todavia á victima certas regalias, preparando-a por essa forma para o grande festim antropophago. Não obstante estar affeita a estas scenas de canibalismo, a rapariga, vendo-o amarrado com a Mussurana, tendo na cabeça a cangatarra, sabendo o supplicio que o esperava, estremecia de horror, por ter sido designada como a esposa do tumulo e sentir-se, sem o querer, tocada de tal sympathia que não podia explicar, se não promet-