Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre

de oito filhos menores, habituados a respeital-o como a um pae dedicado e amigo.

Tempos passaram; succederam-se noites, dias e annos.

Ainda quo visse suas filhas casadas com pes soas de posição, tendo uma dellas se alliado ao fidalgo genovez. Felippe Cavalcanti, de quem descende a familia Cavalcanti; apezar de ver sou filho Jeronymo de Albuquerque Maranhão tornar-se um dos heroes pernambucanos, o espinho terrivel do amor ultrajado teria sempre, pois nada mais dóe a uma mulher do que um juramento disfeito[1].

Entrado em annos, Jeronymo foi nomeado capitão-mór do Maranhão, tomando para si o nome da formosa ilha, d’onde expulsou os francezes commandados pelo Senhor de La Ravardière e lá falleceu, tendo tido filhas de D. Philippa, sua esposa, e das quaes terei de fallar um pouco mais adiante.

D. Maria Arco Verde, porém, cercada de sua familia, singela, piedosa, honesta, mal pensava que de si, se orgulhassem os seus descendentes,

  1. Rocha Pitta enganou-se dizendo que uma das filhas legitimas de Jeronymo de Albuquerque casara com Felippe Cavalcanti, o que jamais se deu. Ella e suas duas irmães fizeram-se religiosas, como ver-se-ha garantindo a veracidade do facto as «Memorias historicas de Pernambuco», por Fernandes Gouco.