Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/42

Wikisource, a biblioteca livre

aquelle ter a esperança de uma terra da promissão.

No desespero patriotico de se não tornarem captivos, tratavam de conservar a vida internando-se pelos sertões, atravessando montes, valles, florestas e campinas, dormindo á beira das lagôas, encontrando animaes ferozes, indios bravios, exhaustas, sem recursos, a alimentarem-se de fructos silvestres, soffrendo, com mil horrores, molestias que lhes sobrevinham, inclusive as febres que em taes circumstancias faziam dizimas para a morte.

As lagrimas quentes e mal enxutas que lavavam os rostos desses desgraçados, cahiam mais abundantes, ao ver aqui, afrouxar o passo o adolescente; sem meios, sentir a mãe desfallecer no seio o filhinho recemnascido; além, entre abrólhos, abrirem-se duas, tres, quatro sepulturas, onde a tosca cruz deixada por mão amiga, testemunhava a dôr e a saudade.

Entre os emigrantes, diz Damião de Fróes, acompanhava o marido, D. Clara Camarão, que consolava aquellas martyres sem eguaes, traçando talvez na idéa o plano que a fêz a partilhar das lacunas immorredouras da nossa historia.

Além dessa, com quem faremos conhecimento no proximo capitulo, vamos encontrar uma ascendente de pessoa muito conhecida nossa.