Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/43

Wikisource, a biblioteca livre

Entre varias senhoras da primeira sociedade da colonia, salientava-se D. Catharina, filha de Pedro Camello e de sua mulher D. Maria Camello, que nessa época, — 1635 — achava-se viuva de Pedro de Albuquerque, filho de Jeronymo de Albuquerque e da virtuosa princeza Arco Verde, de quem já fallámos no segundo capitulo destes esboços[1].

Esta patriota era mãe do capitão Pedro de Albuquerque que, em 1632, com oitenta homens apenas de guarnição, commandando o reducto do Rio Formoso, resistiu ás forças contrarias, que só se apossaram do forte depois da perda total da pequena força que o defendia, e quando já o seu chefe muito ferido, escapou com um delles, a nado, não obstante o sangue que perdia.

Chegado que foi o momento azado, com duas filhas e uma sobrinha tambem viuva, eil-a em pobreza voluntaria alistando-se no numero dos expatriados.

Além dessas, ainda, outra tambem muito nobre por ser filha do instituidor dos morgados do Cabo e de Jurissáca, João Paes Velho Barreto e de sua mulher, D. Ignez Guardez.

  1. Houve ainda uma segunda emigração dirigida por Felippe Camarão e onde muito se distinguiu, não só O marido de D. Clara como tambem Francisco Rebello e Henriques Dias, que commandava como sempre o seu batalhão de pretos.