Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/53

Wikisource, a biblioteca livre

Não obstante isso, o reducto resistiu. Enlão, entre as balas e o fumo, passou-se uma scena gigantesca, raras nos annaes da humanidade. Havia entre os combatentes uma legião de mulheres invictas, olhar brilhante, gesto duro, corajosas, destemidas, sublimes, a distribuirem polvora e a manejarem as armas.

Muito embora os projectis passassem-lhes so bre as cabeças, o grito das que cahiam não produziam ataques hystericos, fazendo-as mudar de posto,

Uma dellas, fervorosa christä, olhar ficto no céu e na dextra a imagem do Christo, com a esquerda, a sua espada parecia um brinco, a manejal-a como consumado esgrimista, ao passo que alentava o grupo de senhoras que alli estava, feições calmas, alma transfigurada n’um sorriso de vencedora convicta, encorajando as que enfraqueciam, tudo isso n’um estoicismo de fazer pasmar o proprio hollandez.

A magestade do todo, a belleza do dia, o calor do sol, entre as bençãos da patria, as hosannas do futuro, o denodo momentaneo, as filhas da Marim» antiga, as descendentes dos Tabajaras, obrigaram a recuar o inimigo por tres vezes.

Estes, no ardor da peleja, reunem-se em massa e aggridem corpo a corpo.