Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre

Todavia, entre nós, ella tem passado despercebida, não obstante em 1860, o fallecido escriptor Snr. Norberto de Souza haver escripto sobre algumas, manifestando desejo que uma senhora brazileira tomasse a si o trabalho de continuar a sua obra com mais desenvolvimento, dando aos esboços os traços sentimentaes desse agrupado de sensações que assaltam a alma feminina e que só uma mulher as pode conhecer bem. Concordo com o illustre litterato.

Porque razão a mulher não poderá ser conhecida pela penna de outra mulher, estudando em si, a psychologia alheia?

Nas longas horas de reflexão e de estudo em que se immerge a minh’alma de artista, que trabalha isoladamente, chamei sobre mim a grande missão de resolver o bello mas difficil problema, steryotipando os esboços historicos que apresento, não só como uma licção de historia patria, como tambem realçando os tons dos sentimentos de cada esboçada nas suas qualidades affectivas, de accordo com o fim litterario a que eu o destino.

Por isso, enfeixo neste Panthéon as «Mulheres illustres do Brazil», formando o primeiro volume onde empreguei toda a minha actividade mental, toda a boa vontade, apezar