Página:Mulheres illustres do Brazil (1899).pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre

dos obstaculos que encontrei à realisação do meu disideratum.

Eu quero resuscitar, no presente, as mulheres do passado que jazem obscuras, devendo ellas encher-nos de desvanecimento, por ver que bem raramente na humanidade, se encontrará tanta aptidão civica presa aos fastos da historia.

Faço, outrosim, salientar as que mais sobresahiram nas lettras, a fim de que se conheça que houve alguem que amou a arte e viveu pelo talento, tirando-as, como as-outras, da barbaria do esquecimento, para fazel-as surgir, como merecem, á tona da celebridade.

A mulher não deve viver sómente pelas virtudes, nem pelas graças: ella deve, necessita, agir pela intelligencia, de accordo com os seus deveres moraes e civicos...

Como verão, não quero tornar-me prolixa, nem tão pouco ligeira de mais...

O alargar-me sobre estudos historicos, notas extensas e massante critica litteraria, produziria bocêjos, mas não attrahente impressão. O que digo, para a esthetica do livro, chega.

Ao terminar, deponho nas mãos de V. Exª... este modesto volume que espero se tornará a Biblia da instrucção moral e civica assim como o grande codigo de sympathia sincera que me