Página:Novas Horas Marianas ou Officio Menor da SS. Virgem Maria Nossa Senhora.pdf/105

Wikisource, a biblioteca livre

gitatione, verbo, et opere, mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa. Ideo precor beatam Mariam semper Virginem, beatum Michaelem Archangelum, beatum Joannem Baptistam, sanctos Apostolos Petrum et Paulum, omnes Sanctos, et vos, fratres (et te, Pater), orare pro me ad Dominum Deum nostrum.

irmãos (diz o Sacerdote), e a vós, Padre (dizem os Ministros), que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, e obras: por minha culpa, por minha culpa, por minha grandissima culpa (bate-se trez vezes no peito ao pronunciar estas palavras). Por tanto rogo á bemaventurada Virgem Maria, ao bemaventurado S. Miguel Archanjo, ao bemaventurado S. João Baptista, aos santos Apostolos S. Pedro e S. Paulo, a todos os Santos, e a vós, meus irmãos (diz o Sacerdote), e a vós, Padre (dizem os Ministros), que rogueis por mim a Deos nosso Senhor (1).

___________________________________________________

(1) Fazem o Sacerdote e o Povo a Confissão geral, depois de haver rezado o Psalmo 42, para se purificarem por ella dos peccados veniaes, que podem impedir o chegar com confiança e regozijo ao santo Altar, e se bate nos peitos para imitar o Publicano que alcançou a misericordia, reconhecendo que era peccador, batendo no peito em signal de compunção