Página:Novas Horas Marianas ou Officio Menor da SS. Virgem Maria Nossa Senhora.pdf/146

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


tence e vos é dada toda a honra e gloria, em unidade de Deos Espirito Santo, por todos os seculos dos seculos.

Amen (1).


omnis honor et gloria.

Per omnia secula seculorum.

M. Amen.

___________________________________________________________

(1) Faz o Sacerdote trez vezes o signal da cruz com a Hostia, para dar a entender que a Santissima Trindade recebe toda a honra e gloria pela Cruz, cuja figura é o Altar; e eleva logo um pouco o Calis e a Hostia, para protestar que só por J.-C. com J.-C., e em J.-C., póde receber a Santissima Trindade a honra e gloria que lhe são devidas.

Em muitas Igrejas, se toca uma campainha, como na primeira elevação, para advertir o Povo que adore a Deos por J.-C.

Por esta Oração, deve o Povo pedir a Deos misericordia, batendo nos peitos com vivos sentimentos de compunção, e a graça de ser algum dia aggregado á companhia dos Santos Martyres, cujos nomes recita o Sacerdote; deve dar graças a Deos por todos os bens que nos dá por J.-C., e deve adorál-o por J.-C., com J.-C., em J.-C., ao tempo que o Sacerdote levanta o Calis com a Hostia.

No fim d'esta Oração, levanta o Sacerdote a voz, e nas Missas solemnes canta, dizendo Per omnia, etc., para pedir ao povo o seu consentimento, visto que é em nome de todos que elle tem feito em segredo as precedentes Orações; e o consentimento do Povo é expressado pela resposta Amen.