Página:Novas Horas Marianas ou Officio Menor da SS. Virgem Maria Nossa Senhora.pdf/208

Wikisource, a biblioteca livre

Confessados todos os peccados, dizei o seguinte:


Destes meus peccados, e de todos os mais que por ora me não lembrão, por mim commettidos, desde o primeiro uso da razão, por pensamentos, palavras e obras; contra mim mesmo, contra meus Deos, me accuso, me arrependo, e peço perdão ao mesmo Senhor; propondo firmemente, com os auxilios da sua graça, de emendar a minha vida. E por tanto a vós, Padre, peço a penitencia e absolvição.

E conclui logo a Confissão, dizendo Por minha culpa, etc., até o fim.

Applicai-vos logo a ouvir com attenta submissão os avisos e exhortações do confessor. E não vos embaraceis neste tempo em especular se vos tendes bem confessado ou não; bem recebei com humildade o que o Padre vos disser como se o ouvireis da bocca do mesmo Deos. E pedi novamente perdão ao mesmo Senhor por um fervoroso acto de contrição; estando na infallivel certeza de que á proporção, que em nós se augmenta a dôr e o pezar vos communicará Elle com maior abundancia os preciosos Dons da sua Graça.

Logo que partirdes do confessionrio, dai muitas graças ao Senhor pelo beneficio que vos fez na misericordiosa absolvição dos vossos peccados, renovando os propositos já feitos d'uma perfeita emenda, e de pôr em obra com fidelidade e promptidão tudo o que o Confessor vos manda.