Saltar para o conteúdo

Página:O Beija-Flor, No. 1, 1830.pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre
13

entre os pygmeos do ultra-realismo , e o portentoso vencedor da Europa , atreveo-se a rasgar violentamente o Pacto nacional, e a sustentar seu attentado com balas , e bayonnettas.

Carlos X, enganado pelos Jesuitas, e o Ministerio, assignou, no dia 25 d՚Agosto , dia inesquecivel nos annaes do despotismo , trez ordenanças.

A primeira , para estabelecer a censura previa.

A segunda, para dissolver a Camara ainda não reunida.

A terceira, para organisar huma nova ley d՚eleição, considerando sómente as contribuições directas de bens moveis, e immoveis, e as pessoaes como dando a capacidade para ser eleitor ( todos sabem que a quantidade paga devia ser de 300 francos por anno , ou 48,000 reis do cambio ao par de 160 rs. por franco ) ; o que excluia os industriaes , e negociantes que pagão o direito de patente, ao mesmo tempo que novas subdivisões dos collegios, e novas formas d՚eleição permittião ao governo dictar os votos, ou violar o seu segredo.

Com a firma do Rey cada ordenança vinha assignada pelos sete Ministros, cujos nomes, em eterno castigo, não se devem omittir. — Presidente do Conselho, Principe Polignac. — Justiça, Chantelauze. — Marinha, Barão d՚Haussez. — Interior, Conde Peyronnet. — Finanças, Montbel. — Negocios Ecclesiasticos, e Instrucção Publica , Conde Guernon-Ranville. — Trabalhos publicos, Barão Capelle.

Hum relatorio dos Ministros ao Rey, igualmente