16 subditos, e não o soberano, que por excesso de indulgencia, ou por necessidade, a outorgára a huma nação turbulenta, mas a podia supprimir ao seu bello prazer. A segurança do Estado pede hoje as ordenanças que mutilão a Charta. A manhãa esta mesma segurança requerera a total reassumicão da mesma Charta. Eis a França debaixo d՚hum poder discrecionario, mais absoluto do que huma autocratia asiatica.
Portanto os anti-liberaes tinhão puxado pela espada, e ferido o primeiro golpe. As ordenanças estavão promulgadas, e a força armada em pé para apoiar sua execução. A Guarda Réal, os Suissos, a Infanteria, a Cavallaria, a Artilleria, municiados e em campanha debaixo das ordens de Marmont, duas vezes traidor; a Policia, a Administração, o Clero, a Congregação, estavão em posição de prestar os seus auxilios.
Vejamos como o Povo Francez recebeo o attane.
Quando as ordenanças apparecerão inopinadamente em Paris, ainda ufano da tomada d՚Argel, este enthusiasmo mudou-se subitamente em huma profunda indignação. « Assim he que nos lograrão ! — Por isto fizerão a expedição d՚Argel? — Elles ião combater hum pequeno despota d՚Africa para importar na França o despotismo!—e cuidarão elles que haviamos de dar nossa liberdade em troca d՚alguma fumaça de gloria ? — Oh quanto se inganarão ! — Perdicão áquelle, que assome tão inexpiavel responsabilidade! »