Página:O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau, 1940.pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre

nhecido, não pelas narrações dos outros, mas pessoalmente e por vossas ações belicosas. Onde vós mesmo construistes fortalezas e cidades, onde vencestes os inimigos, aí deixastes impresso o nome de Maurício, merecendo sózinho, entre tantos heróis da vossa casa, o cognome de Americano. No correr das lutas, quando chegava a poderosíssima armada espanhola, edificastes, mostrando que não vos retiráveis inconsideradamente por temor do adversário e que não desesperáveis de salvar a república. Destarte, reconheceriam os antropófagos, vendo Friburgo e Boa Vista, o fausto de Nassau e a residência de tão ilustre personagem. De vossa indústria falarão as maravilhosas pontes lançadas por sobre os rios para a utilidade e segurança públicas. Pôrto Calvo, Ceará, as costas de Itamaracá, da Paraíba, do Rio Grande, Loanda, Guiné, Maranhão, todas estas regiões, sabedoras das batalhas navais e terrestres travadas sob vós, proclamarão o vosso valor militar.

Por outro lado, serão testemunhas da vossa piedosa e prudente moderação povos discordes na religião e na polícia. Os governadores das cidades e províncias vizinhas louvarão a vossa equidade no território inimigo, e os estrangeiros exaltarão a vossa clemência e humanidade.

Quando, após alguns séculos, os indígenas, o português e o bárbaro virem, por todas as províncias, os brasões que lhes destes; quando virem os domínios holandeses por vós dilatados e engran-