Página:O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau, 1940.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre

HISTÓRIA
DOS
FEITOS PRATICADOS
NO
BRASIL,
durante oito anos, sob o governo do Ilustríssimo Conde
JOÃO MAURÍCIO
DE NASSAU E
TC.,
ex-governador e capitão general de terra e mar alí e ora tenente-general de cavalaria das Províncias Unidas da Holanda, sob o Príncipe de Orange, e governador de Wesel,
POR
GASPAR BARLÉU

 


DESDE que o espanhol se tornou inimigo nosso e Guerra holanos Estados Gerais das Províncias Unidas se insurgiram contra os Felipes, com fortuna vária tem-se batalhado, animosa e diuturnamente, na terra e no mar, dentro da Pátria e fora dela, sob o comando de mais de um general, entre a esperança da liberdade e os riscos da servidão.

As causas desta guerra, expostas por tantos autores (1), são Causas assaz conhecidas, diferindo nuns e noutros, segundo as suas simpatias partidárias. O ânimo apaixonado dos homens leva-os a culpar das calamidades públicas aqueles a quem odeiam, julgando idênticos os princípios e as causas da guerra. Muitos, por ignorarem o poderio dos Países-Baixos, consolidado por privilégios reais (2), emitem juízos pouco justos. Ao rei não faltaram pretextos para atacar a mão armada a República, tomando à má parte, sob color de rebelião, os fatos ocorridos. Aos neerlandeses não faltaram razões e coragem para repelir as hostilidades, de ódio contra os dominadores e vingando a liberdade, pois, ofendida esta, se tornam agastadiços e valentes.