Página:O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau, 1940.pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre

tais cousas. Outrora os romanos venceram os lusitanos junto ao Tejo; hoje éstes são no ultramar os irmãos e os aliados dos romanos. É novo quanto se me oferece à pena: o céu, o solo, os povos, os seus costumes, a sua alimentação, as suas armas.

Afiam os bárbaros a espada contra uma raça capaz de disciplina e de costumes puros. Ela resiste a ésses homens ferozes, que não somente renunciaram a humanidade, mas também intentam destruir o homem habitador dos palmares e com ele os próprios sentimentos de humanidade.

Indo para tão longe da morada da virtude, engrandecestes a vossa virtude, sendo brando entre cruéis, civil entre agrestes, manso entre sanguinários, piedoso entre ignorantes da verdadeira piedade. Fizestes fora da Pátria o que antes nela praticastes: tomastes armas em favor da Religião, da Pátria e da Igreja, da salvação dos homens e dos interêsses do comércio, assim procedendo, numa e noutra parte, para a glória das Províncias Unidas. Mostrastes-vos soldado contra os mais valorosos dos espanhóis: Bagnuolo, Conde da Tôrre, Barbalho, Meneses, astros que surgiram no Ocidente. Não desligastes os vossos exércitos da lei, da disciplina e da ordem, mas, a exemplo dos Vossos maiores, os mantivestes zelosamente nos limites do direito.

Éreis luz no reino das trevas, compatriota entre estrangeiros, guia entre transviados, e, no meio