Página:O Engenhoso Fidalgo D. Quichote de La Mancha, v1 (1886).pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre

impossiveis; e assentou-se-lhe de tal modo na imaginação ser verdade toda aquella machina de sonhadas invenções que lia, que para elle não havia historia mais certa no mundo.

Dizia elle que Cid Ruy Dias fora mui bom cavalleiro; porém que não tinha que ver com o Cavalleiro da Ardente Espada, que de um só revez tinha partido pelo meio a dois feros e descommunaes gigantes.

Melhor estava com Bernardo del Carpio, porque em Roncesvalhes havia morto a Roldão o encantado, valendo-se da industria de Hercules quando afogou entre os braços a Anteu, filho da Terra.

Dizia muito bem do gigante Morgante, porque, com ser d’aquella geração dos gigantes, que todos são soberbos e descommedidos, só elle era affavel e bem creado. Porém sobre todos estava bem com Reinaldo de Montalvão, especialmente quando o via sair do seu castello, e roubar quantos topava, e quando em Allende se apossou d’aquelle idolo de Mafoma, que era de oiro massico, segundo refere a sua historia. Para poder pregar um bom par de pontapés no traidor Galalão, dera elle a ama, e de crescenças a sobrinha.

A final, rematado já de todo o juizo, deu no mais estranho pensamento em que nunca jamais caíu louco algum do mundo; e foi: parecer-lhe convinhavel e necessario, assim para augmento de sua honra propria, como para proveito da republica, fazer-se cavalleiro andante, e ir-se por todo o mundo, com as suas armas e cavallo, á cata de aventuras, e exercitar-se em tudo em que tinha lido se exercitavam os da andante cavallaria, desfazendo todo o genero de aggravos, e pondo-se em occasiões e perigos, d’onde, levando-os a cabo, cobrasse perpetuo nome e fama.

Já o coitado se imaginava coroado pelo valor do seu braço, pelo menos com o imperio de Trapisonda; e assim, com estes pensamentos de tanto gosto, levado do enlevo que n’elles trazia, se deu pressa a pôr por obra o que desejava; e a primeira coisa que fez foi limpar umas armas que tinham sido dos seus bisavós, e que, desgastadas de ferrugem, jaziam para um canto esquecidas havia seculos. Limpou-as e concertou-as o melhor que poude; porém viu que tinham uma grande falta, que era não terem celada de encaixe, senão só morrião simples. A isto porém remediou a sua habilidade: arranjou com papelões uma especie de meia celada, que encaixava com o morrião, representando celada inteira.

Verdade é que, para experimentar se lhe saíra forte e poderia com uma cutilada, saccou da espada e lhe atirou duas. Com a primeira para logo desfez o que lhe tinha levado uma semana a arranjar; não deixou de parecer-lhe mal a facilidade com que dera cabo d’ella. Para forrar-se a outra que tal, tornou a corregel-a, mettendo-lhe por dentro umas barras de ferro, por modo que se deu por satisfeito com a sua fortaleza; e sem querer aventurar-se a mais experiencias, a despachou e teve por celada de encaixe das mais finas.

Foi-se logo a ver o seu rossim; e dado tivesse mais quartos que um real, e mais