Página:O Engenhoso Fidalgo D. Quichote de La Mancha, v1 (1886).pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre

apparecer-lhe uma estrella que o encaminhava, se não ao alcaçar, pelo menos aos portaes da sua redempção.

Deu-se pressa em caminhar, e chegou a tempo, que já a noite se ia cerrando. Achavam-se acaso á porta duas mulheres mocas, d’estas que chamam de boa avença, as quaes se iam a Sevilha com uns arrieiros, que n’essa noite acertaram de poisar na estalagem.

E como ao nosso aventureiro tudo quanto pensava, via, ou imaginava, lhe parecia real, e conforme ao que tinha lido, logo que viu a locanda se lhe representou ser um castello com suas quatro torres, e corucheos feitos de luzente prata, sem lhe faltar sua ponte levadiça e cava profunda, e mais accessorios que em similhantes castellos se debuxam.

Foi-se chegando á poisada (ou castello, pelo que lhe representava); a pequena distancia colheu as redeas a Rossinante, esperando que algum anão surdiria entre as ameias a dar signal de trombeta por ser chegado cavalleiro ao castello.

Vendo porém que tardava, e que Rossinante mostrava pressa de chegar á estrebaria, achegou-se á porta da venda, e avistou as duas divertidas moças que ali estavam, que a elle lhe pareceram duas formosas donzellas, ou duas graciosas damas, que diante das portas do castello se espaireciam.

Succedeu acaso que um porqueiro, que andava recolhendo de uns restolhos a sua manada de porcos (que este, sem faltar á cortesia, é que é o nome d’elles), tocou uma buzina a recolher. No mesmo instante se figurou a D. Quichote o que desejava: a saber: que lá estava algum anão dando signal da sua vinda. E assim, com estranho contentamento, chegou á venda e ás damas.

Ellas, vendo acercar-se um homem armado d’aquelle feitio, e com lança e adarga, cheias de susto já se iam acolhendo á venda, quando D. Quichote, conhecendo o medo que as tomára, levantando a viseira de papellão, e descobrindo o semblante secco e empoeirado, com o tom mais ameno e voz mais repoisada lhes disse:

— Não fujam Suas Mercês, nem temam desaguisado algum, por quanto a Ordem de cavallaria que professo a ninguem permitte que offendámos, quanto mais a tão altas donzellas, como se está vendo que ambas sois.

Miravam-n’o as moças, e andavam-lhe com os olhos procurando o rosto, que a desastrada viseira em parte lhe encobria; mas como se ouviram chamar donzellas, coisa tão alheia ao seu modo de vida, não poderam conter o riso; e foi tanto, que D. Quichote chegou a envergonhar-se e dizer-lhes:

— Commedimento é azul sobre o oiro da formosura; e de mais, o rir sem causa grave denuncia sandice. Não vos digo isto para que vos estomagueis, que a minha vontade outra não é senão servir-vos.

A linguagem que as taes fidalgas não entendiam, e o desageitado do nosso cavalleiro, ainda accrescentavam n’ellas as risadas, e estas n’elle o enjoo; e adiante passara, se a ponto não saísse o vendeiro, sujeito que por muito gordo era muito pacifico de