Página:O Engenhoso Fidalgo D. Quichote de La Mancha, v1 (1886).pdf/41

Wikisource, a biblioteca livre

rubou no chão tão maltractado, que, a pregar-lhe segundo, não houvera que chamar cirurgião para o despenar; feito o que, apanhou e repoz no seu logar as suas armas, e tornou-se ao passeio com a mesma serenidade do principio.

D’ali a pouco, sem se saber o que era passado, porque o arrieiro estava ainda sem accordo, chegou outro com egual intenção de dar agua aos seus machos, e tanto como buliu nas armas para desempachar a pia, D. Quichote, sem dizer palavra, e sem pedir auxilio a ninguem, largou outra vez a adarga, e alçou de novo a lança, e, sem fazel-a pedaços, escangalhou em mais de tres a cabeça d’este segundo arrieiro, porque lh’a abriu em quatro.

Ao ruido, acudiu toda a gente, e o proprio vendeiro.

Vendo isto D. Quichote, embraçou a sua adarga, e, mettendo a mão á espada, disse:

— ¡O senhora da formosura, esforço e vigor do meu debilitado coração, lance é este para pordes os olhos da vossa grandeza n’este captivo cavalleiro, que a tamanha aventura é chegado!

Com isto recobrou, a seu parecer, tanto animo, que nem que o acommettessem todos os arrieiros do mundo, fizera pé atraz.

Os companheiros dos feridos, vendo-os n’aquelle estado, começaram de longe a chover pedras sobre D. Quichote, o qual, o melhor que podia, se ia d’ellas anteparando com a sua adarga, e não ousava apartar-se da pia, para não desamparar as suas armas.

Vozeava o vendeiro para que deixassem o homem, porque já lhes tinha dito que era doido, e por doido se livraria, ainda que os matasse a todos.

Mais alto porém bradava D. Quichote, chamando-lhes aleivosos e traidores, e accrescentava que o senhor do castello era um covarde, e mal nascido cavalleiro, por consentir que assim se tractassem cavalleiros andantes; e que a ter já recebido a ordem de cavallaria, elle o ensinara.

— De vós outros, canzoada baixa e soez, nenhum caso faço. Atirae-me, chegae, vinde, e offendei-me em quanto poderdes, que vereis o pago que levaes da sandice e demasia.

Dizia aquillo com tanto brio e denodo, que infundiu pavor nos que o acommettiam, e tanto por isto, como pelas persuasões do locandeiro, deixaram de o apedrejar, e elle deu azo para levarem os feridos, e continuou na vela das armas com a mesma quietação e socego que a principio.

Não pareceram bem ao dono da casa os brincos do hospede, e determinou abreviar, e dar-lhe a negregada ordem da cavallaria, sem perda de tempo, antes que mais alguma desgraça succedesse; e assim, approximando-se-lhe, se lhe desculpou da insolencia d’aquella gente baixa, sem elle saber de tal, mas que bem castigados ficavam do seu atrevimento.

Repetiu-lhe o que já lhe tinha dito, que n’aquelle castello não havia capella, e para