Página:O Engenhoso Fidalgo D. Quichote de La Mancha, v1 (1886).pdf/83

Wikisource, a biblioteca livre

ficaram nomeando desde aquelle dia Vargas e Machuca. Refiro-te isto, porque a primeira azinheira ou carvalho que se me depare, tenciono saccar-lhe outro páu tão bom como aquelle, e fazer com elle taes façanhas, que te julgues bem afortunado por teres chegado a presenceal-as, e poderes ser testimunha de coisas tão convisinhas do impossivel.

— Por Deus, senhor D. Quichote — disse Sancho-creio tudo que Vossa Mercê me diz; mas olhe se se endireita um poucochinho, que parece ir descaíndo para a banda; ha de ser do trambolhão que apanhou.

— E é verdade — respondeu D. Quichote — e se me não queixo com a dor, é porque aos cavalleiros andantes não é dado lastimarem-se de feridas, ainda que por ellas lhes sáiam as tripas.

— Sendo assim, já estou calado-respondeu Sancho-mas sabe Deus se eu não achava melhor que Sua Mercê se queixára quando lhe doesse alguma coisa. De mim sei eu, que, em me doendo seja o que for, hei de por força berrar, se é que a tal regra, de não dar mostras de sentir, não chega tambem aos escudeiros da cavallaria andante.

Não deixou de se rir D. Quichote da simpleza do seu pagem; e declarou-lhe que podia queixar-se quantas vezes quizesse, com vontade ou sem ella, que até aquella data nunca lêra prohibição d’isso nos livros de cavallaria.

Advertiu-lhe Sancho que reparasse em que eram horas de comer. Respondeu-lhe o amo, que por emquanto lhe não era necessario; que embora comesse elle, se lhe parecia.

Com esta licença, ageitou-se Panca o melhor que poude sobre o seu jumento, e tirando dos alforges o que para elles tinha mettido, ia caminhando e comendo atraz do amo com todo o seu descanso; e de quando em quando empinava a borracha com tanto gosto, que faria inveja ao mais refestellado bodegueiro de Málaga. E em quanto ia assim amiudando os tragos, não se lembrava de nenhuma promessa que o amo lhe tivesse feito; nem tinha por trabalho, antes por vida mui regalada, o andar buscando as aventuras, por perigosas que fossem.

Em summa, aquella noite passaram-n’a entre umas arvores; de uma d’ellas desgalhou D. Quichote uma das pernadas seccas, que lhe podia pouco mais ou menos supprir a lança, e n’ella pôz o ferro da que se lhe tinha quebrado.

Em toda a noite não pregou olho, pensando na sua senhora Dulcinea, para se conformar com o que tinha lido nos seus livros, quando os cavalleiros passavam sem dormir muitas noites nas florestas e despovoados, enlevados na lembrança de suas amadas.

Já Sancho Pança a não passou do mesmo modo; como levava a barriga cheia (e não de agua de chicoria) levou-a toda de um somno; e se o amo o não chamára, não bastariam para acordal-o os raios do sol que lhe vieram dar na cara, nem as cantorias das aves, que em grande numero saudavam com alvoroco a vinda do novo dia.

Ao erguer-se, deu mais um beijo na borracha, e achou-a seu tanto mais chata que a noite de antes; com o que se lhe apertou o coração, pensando em que não levavam caminho de se remediar tão depressa aquella falta.