Página:O Gaucho (Volume I).djvu/36

Wikisource, a biblioteca livre
— 21 —

á janella para vêr passar o elegante velho, com seu talhe alto e espigado, e seu peito amplo e bombeado como a petrina do brioso ginete.

Sensível a essa fineza do bello sexo, o veterano alisava o bigode grizalho, pagando com um sorriso os olhares coados pelas rótulas. Ao mesmo tempo consolava os rapazes, fazendo-lhes um aceno com a mão, ou dirigindo-lhes algum dito picaresco.

Da influencia que exercia Bento Gonsalves sobre o animo da população, pôde bem dar uma idéa o que dizia ha pouco um dos camaradas reunidos no alpendre da pousada: «Si elle não quizesse quem o obrigava?» Estas palavras traduziam a convicção daquella gente. Para os habitantes do interior, o coronel era o rei da campanha: ninguém tinha o direito de lhe dar ordens; desarmara Juan Lavalleja porque assim lhe approuvera; como poderia protege-lo, unir-se a elle, e marchar sobre Fructuoso Rivera.

Havia então no Rio Grande do Sul outros coronéis, e entre elles o veterano Bento Ribeiro, que devia figurar posteriormente na historia de sua província de uma maneira tão triste; apagando as paginas brilhantes que sua espada