Página:O Gaucho (Volume I).djvu/59

Wikisource, a biblioteca livre
— 44 —

cêra com effeito o animal, trazido por um rapazinho que servia de pião. Não tiveram, porém, os companheiros tempo de examinar a egoa; porque instantaneamente achou-se ella no pateo diante do alpendre. Com dois corcovos unicamente devorára a distancia de muitas braças, que separava da casa.

Si não fosse tão ligeiro, o rapazinho não escaparia da fúria com que a egoa se arrojara para mordel-o; felizmente conseguiu elle alcançar o moirâo, onde passou a laçada do cabresto, pondo-se fora de alcance.

Na presença da gente que a cercava, a egoa estacou, raspando o chão com a pata arminada de branco. Pôde-se então admirar-lhe a perfeição da estampa. Desta vez, contra o costume, não havia exageração da parte do chileno: era com effeito um soberbo animal.

Talhe esbelto e fino sobre alta estatura; cabeça pequena, collo cintado e garboso; pello qual se encrespavam as longas crinas, esparsas como os anneis de basta madeixa; a anca roliça; ligeiramente bombeada e ondulando com os reflexos ardentes do luzidio pello; os ilhais a se retrahirem com um espasmo nervoso; e final-