Página:O Gaucho (Volume I).djvu/60

Wikisource, a biblioteca livre
— 45 —

mente uma roupagem baia, que nos cambiantes luminosos parecia velludo tecido a fio de ouro; tal era a imagem viva e palpitante que os gaúchos tinham diante dos olhos.

Animada por um assomo de cholera, essa belleza equina, desenhava na imaginação daquelles homens os contornos voluptuosos de alguma gentil morena da redondeza, quando succedia irritat-a uma palavra ou gesto de seu namorado. Ao mesmo tempo despertavam no animo de cada um os brios de picador, embora o fero olhar que desferiam as grandes pupillas negras da egoa, soffreasse os impetos dos mais destemidos.

De momento a momento, aspirava o indomito animal uma golphada do vento agreste dos pampas. Escapava-lhe então do peito um nitrido plangente e merencório, que enternecia, como o soluço da selvagem mãi plorando o filho perdido.

Passado o primeiro movimento de curiosidade, e-feitos na linguagem pittoresca da campanha os elogios do lindo animal, aproximaram-se todos, fechando o circulo em torno do moirão.

Nesse instante ergueu-se do alpendre, onde estivera deitado sobre o pellego, um gaúcho, que veiu recostar-se ao parapeito. Ninguém ali