Página:O Guarani.djvu/27

Wikisource, a biblioteca livre

siva, o seu direito uma parte igual na metade dos lucros.

Nos casos extremos, a decisão era proferida por um conselho de quatro, presidido pelo chefe; e cumpria-se sem appellação, sem demora, sem hesitação.

Pela força da necessidade, pois, o fidalgo se havia constituido senhor de baraço e cutello, de alta e baixa justiça dentro dos seus dominios; devemos porém declarar que vara vez tinha sido precisa a applicação dessa lei rigorosa; a severidade tinha apenas o effeito salutar de conservar a ordem, a disciplina e a harmonia.

Quando chegava a epocha da venda dos productos, que era sempre anterior á sahida da armada de Lisboa, metade da banda dos aventureiros ia á cidade do Rio de Janeiro, apurava o ganho, fazia a troca dos objectos necessarios, e na volta prestava suas contas.

Uma parte dos lucros pertencia ao fidalgo, como chefe; a outra era distribuida igualmente pelos quarenta aventureiros, que a recebião em dinheiro ou em objectos de consumo.

Assim vivia, quasi no meio do sertão, desconhecida e ignorada, essa pequena communhão de homens, governando-se com as suas leis, os seus