Página:O Jequitinhonha (1862).pdf/2

Wikisource, a biblioteca livre

dependencia dos poderes foi sempre burlada. O executivo absorvera todos os outros. Era o governo despotico, e tanto mais intoleravel quanto elle sabia encobrir-se com o manto da constitucionalidade. Os brasileiros applaudião, embasbacados com as palavras sonoras, pomposas, sesquipedaes do regimen representativo.

« A camara dos deputados , que devia elevar-se á altura da honrosa missão, de que se achava encarregada pelo povo, curvava-se submissa aó menor aceno do governo. O senado, composto em geral de homens ineptos, que ali tomavão um assento não por serviços prestados ao paiz, mas por intrigas e influxo de reposteiros e criados aulicos, era inimigo de todo o progresso, descuidado, negligente, sem patriotismo, era esse o caraacter dominante dos corpos vitalicios, que existirão na antiguidade. Felizmente hoje só ha um senado vitalicio em Tombocutú, e ahi mesmo já appareceu um projecto, que se descute, para torná-lo temperario.

« — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — inepcia — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — sensualidade — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — dividir para reinar — — — — — — — — — — — — — — — — — — — ([1])

« Em consequencia o imperio estava sempre dividido em dois partidos rivaes , constantemente em luta renhida e porfiada; divergentes em idéas e principios? não; divergentes no systema de governo ? não; disputavão sobre o poder ? não. Disputavão o poder.

« Nos altos empregos da justiça dominava a mais escandalosa venalidade. Muitos magistrados recebião dinheiro das partes litigantes para darem seu voto à favor da que melhor pagava.

« O povo gemia sobrecarregado de immensos impostos, que tomavão differentes denominações, para encobrir-se odiosidade como tarifas, taxas, sellos, direitos, lotação, e outras. As povoações, disseminadas em um vasto territorio, separadas umas das outras. isoladas por falta de vias de communicação, ompebrecidas pelo vampiro do fisco que sugava-lhe toda a vitalidade, o pprimidas pelos mandões, que lhes enviava o governo central para governá-las, definhavão á mingua dormindo indolentes o somno da escravidão sobre as immensas riquezas alastradas no abençoado solo brasileiro, e que não podião expiorar por não terem meios para a exportação de seus productos.

« E porque não havia de ser assim ? A maior parte das rendas publicas erão despendidas com a sustentação da còrte, com sinccuras ruinosas, em obras puramente de luxo, que só servião para embellezar a capital. E na verdade o Rio de Janeiro tornara-se para aquelle tempo uma cidade importantissima, como ainda demonstrão suas ruinas. Veem-se ainda os restos das casas de correção e moeda, da casa da misericordia, do hospicio de Pedro II e de tantos outros monumentos; só não existem os da estatua equestre, cujo bronze em 2462 foi vendido á companhia — Progresso-Electrico —, organisada para a abertura do isthmo do Paraná.

Assim ia o Brasil, quando em 1863 um partido politico. desgostoso por ter sido arredado do poder de qque estava de posse á 14 annos, excitou uma revolução em todo o imperio, e então . . . . . . . . . . . . . . . »

Não posso continuar a transcripção por falta de espaço; mas por este trecho já se pode avaliar o merito da historia do Dr. Jeremias.

  1. Não pude ler este trecho da obra do Dr. Jeremias, por ter falhado a tinta. Só á muito custo, pude decifrar as palavras, que ficão transcriptas. E' pena; hade ser interessante.