Página:O Reino de Kiato.pdf/103

Wikisource, a biblioteca livre
112
Rodolpho Theophilo

palace» seja frequentado até aos domingos. No dia do descanço, recolhe-se uma quarta parte da cidade. Fecham-se todos os estabelecimentos, mas ficam abertas, isto é, de portas encostadas, as tavernas. Os operarios procuram o «gin’s shop» em vez da igreja. Não achariam consolo no officio divino; e bebem aguardente até se atordoarem.

A lei ingleza o que não quer é o escandalo, é o espectaculo publico de homens sentados em frente do balcão da taverna, a beberem até se acabar o derradeiro penny. Não sendo offendidas em publico as leis do imperio, que o alcool continue degredar o genero humano, pervertendo-o espiritualmente, envenenando-o corporalmente, até o reduzir ao vil estado de perteita alimaria.

Paterson iria adeante, nessas considerações, si Robert não lhe dissesse:

— E pensará você que é só na capital que se observa rigorosamente a lei? «La force prime le droit», como dizia Bismark; só se observa esse attentado á liberdade nos paizes em decadencia. Aqui é o contrario — «Le droit prime la force». Em qualquer recanto de Kiato, o cidadão vive e procede de accordo com a educação civica e moral que recebeu. Em toda a parte, vê-se a simplicidade pontificando. E’ um povo sobrio em tudo. A felicidade não está no luxo. A mulher dos centros mais civilisados do mundo, com todas as sedas e joias, comparada á mulher de Kiato, em toda a sua simpleza, é uma desgraçada.

Vou contar-lhe uma viagem que fiz á fronteira do Reino, para melhor conhecer o povo a que estava deveras affeiçoado. Eu tinha de fazer uma viagem de algumas centenas de kilometros em estrada de ferro. Não sei si sabe que os trens aqui são movidos por tração electrica, apro-