Página:O Reino de Kiato.pdf/109

Wikisource, a biblioteca livre
118
Rodolpho Theophilo

A outra jarra, ornamentada em genero differente, representava uma caçada de javalis. O porco, ao sahir do covil, perseguido por um caçador e uma matilha amestrada — todas figuras animadas, correndo. O jogo da musculatura nas diversas posições era tão bem estudado como se fosse uma photographia instantanea. Scena representada tão ao vivo, a illusão tamanha, parecia ouvir-se o rosnar da féra.

Sai da fabrica fazendo um juizo elevadissimo da ceramica em Liserna.

Não quiz regressar á capital sem conhecer uma aldeia. Na pequena agremiação, o povo devia ser mais atrazado. Consultei o «kiatisito de Liserna» e li que a doze kilometros, havia a aldeia de Orthoze com uma população de 5 mil habitantes de agricultores e pescadores, dez escolas primarias e um campo em que se ensinavam principios de agronomia.

A viagem para Orthoze foi em automovel, pois o Reino é cortado, retalhado mesmo, de optimas vias de communicação, ferreas ou de rodagem.

Chegando á aldeia, logo que desci do vehiculo, fui cumprimentado e interrogado por um senhor de meia ida, de, que me disse ser o governador da aldeia. Offereceu-se para mostrar-me as escolas, o campo agricola e os seus instrumentos de pesca. Acceitei e, depois de ter tudo visto, fiquei certo de que, vendo-se a capital do Reino, se tinha visto todo o Kiato em miniatura. Despertaram-me attenção os apparelhos de pesca. Pouco entendido em semelhante industria, pedi explicações ao governador, que, com grande cortezia e proficiencia, explicou-me a excellencia das redes inventadas ali, de facil manejo, dando esplendido resultado