Página:O Reino de Kiato.pdf/117

Wikisource, a biblioteca livre
128
Rodolpho Theophilo

indifferente a ascenção de um rei ao throno. Seria sempre o eterno tributario, o antigo servo da gleba.

Paterson relembrava em soliloquio o jubileu da rainha Victoria, celebrado em Londres, em que se gastaram milhões esterlinos.

Que a rainha havia feito para tantos louvores? Cumprido o seu dever, em um longo periodo de cincoenta annos. Aquelles milhões, gastos em festas sumptuosas e attrahentes, activaram a germinação da semente do socialismo.

A rainha passou em seu trem de gala e o povo descobriu-se, aclamou-a com delirio — manifestação falsa como falso é o criterio da multidão. A mesma gente que gritava — «God save the queen» — mudaria em um instante de pensar e gritaria — «Ao cadafalso a rainha». — Sempre foi e será assim o julgamento dos homens.

Contou Robert os preparativos da grande festa, que seria um acontecimento visto pela primeira vez em todo o mundo. Commemoração nacional, na qual tomaria parte o Reino inteiro, seria organisada por uma commissão de nove sabios, executadas as obras por uma turma de cem engenheiros.

Annunciada que foi a subscripção nacional para a commemoração do centenario, começaram a chegar esportulas de toda a parte. A Nação podia fazer as despezas, o rei podia fazel-as, mas não exprimiriam o pensar de todos, a manifestação não seria popular. As quantias enviadas á commissão de sabios montaram, em poucos dias, a milhares de contos de réis.

— A commissão de engenheiros trabalha ha cinco annos, com milhares de operarios, nas construcções que se