Página:O Reino de Kiato.pdf/124

Wikisource, a biblioteca livre
O reino de Kiato
135

que seja, isso lhe é interdicto. Como harmonisar os devees de mãi de família com os de professora? Perdia a humanidade ou perdia a instrucção publica. Defeso ensinar ás casadas, tudo estava harmonisado.

Que é a vida senão a eterna lucta do homem pelo seu bem estar? Desde as primeiras agremiações, o homem lucta pelo progresso do machado de pedra, que foi o inicio da industria humana. Si o ideal da vida é a conquista do bem estar, a saude do corpo e do espirito, o kiatense o realisou. Elle conquistou o mais elevado lugar nas artes, nas industrias, nas sciencias, nas letras. Aperfeiçoou o que era conhecido e descobriu o que era ignorado.

A electricidade servia em Kiato para tudo. Conheciam-lhe os segredos, como povo algum da terra. O raio X não era descoberta local, mas o seu aperfeiçoamento foi uma de suas maiores conquistas.

Com a optica, haviam realisado milagres. A microscopia foi até os limites do possivel. Levaram as investigações ao mundo dos infinitamente pequenos, até o derradeiro elo, que une as duas cadeias da vida. Não era o augmento estupendo do diametro do corpo, era a illuminação deste. Via-se a «monera», aquelle argueiro, uma celula somente, do tamanho de uma pulga, fazendo evoluções.

Com o telescopio, chegaram a escalar o infinito, a aproximar-se dos outros mundos, mais do que todos os astronomos do globo. Tão perto chegaram, que lhes parecia ouvir a musica harmoniosa das espheras. Da lua, nosso mais proximo visinho, chegaram quasi á fala... Viram-lhe as montanhas nuas, mediram a abertura das crateras de extinctos vulcões, quasi ouviram a melopéa das vagas de