Página:O Reino de Kiato.pdf/125

Wikisource, a biblioteca livre
136
Rodolpho Theophilo

seus mares, viram o relevo da crosta do planeta, despido por completo de vegetação.

A geologia dos outros mundos, perdidos na profundez do espaço, muitos dos quaes a tal distancia que não ha algarismo, como bem disse Monsabré, que a represente, o sabio kiatense a conhece. Para medir estas distancias incommensuraveis, quando se exgotaram os numeros da arithmetica, a sciencia tomou por unidade a luz, que caminha oitenta milhões de leguas por segundo. A luz que vem de astros tão distantes traz a nós a constituição mineralogica do astro de que emanou. A’s vezes, a luz que nos chega, diz o abbade, vem de mundos que são desapparecidos. E que distancia nos separa d’elles? Uma distancia que a razão humana não concebe! Pode por ventura o homem, com a razão, com a intelligencia e os sentidos que tem, comprehender o infinito, a eternidade?

Não, porque é um mysterio.

A espetrocopia está em Kiato tão adeantada, que determina não só os corpos simples como tambem os compostos. São delicados tons das cores fundamentaes apresentadas pelo espectro, que chegaram a ser conhecidos depois de longa e paciente observação.

Tudo que acabo de lhe dizer — continuava Robert — é para provar que o kiatense não estacionou quando se lhe purificou a carne; seu espirito alou-se a regiões, que jamais attingirão os outros povos da terra, emquanto não se purificarem tambem. Paterson, está você ainda com o espirito imbuido de idéas retrogradas. A felicidade é, para os povos em decadencia, escravos do alcool, da syphilis e do tabaco, cousa toda relativa. O homem aqui não tem que se comparar, tem que se considerar.