Página:O Reino de Kiato.pdf/129

Wikisource, a biblioteca livre
140
Rodolpho Theophilo

parelho, differente, mas parecido com gramophone, o qual, pensou, seria para reforçar a vóz do rei e transmittil-a até a derradeira bancada. Conhecia o microphono de Hughes; tinha lido alguma cousa sobre o megraphono, mas, ao seu ver, o som embora reforçado não chegaria a tão grande distancia. De semelhante povo tudo era de acreditar.

Não aperfeiçoaram o raio X, a ponto de ver o organismo humano funccionando sob nossos olhos, como o machinismo de um relogio?

Não estaria longe a verdade.

Paterson voltou ao hotel, almoçou e, pouco depois de meio-dia, dirigiu-se ao pavilhão.

As ruas formigavam de gente, que caminhava na melhor ordem. Paterson esperava que a multidão se azafamasse, se acotovelasse, procurando occupar no pavilhão os lugares junto ao rei. Enganou-se. Iam entrando a passo tardo, em silencio, enchendo a archibancada. Cheia uma fila, enchiam outra e assim até a derradeira.

Paterson foi occupar um dos ultimos lugares, para poder avaliar o valor do apparelho que lhe levaria a mensagem.

Precisamente a uma hora da tarde, entrou o re acompanhado somente dos seus dois filhos varões. Trajava, como elles, roupas leves, eguaes ás de seus concidadãos. E a familia do rei, a mulher e as filhas?

A ausencia completa da mulher na festa deu-lhe a comprehender a falta do elemento feminino real na sessão.

Logo que entrou descobriu-se, como tambem os filhos, e fizeram juntos uma profunda venia á multidão que enchia as archibancadas.

De repente, aquelles milhares de homens se perfila-