Página:O Reino de Kiato.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre
26
Rodolpho Theophilo

O corpo era de ouro, a cabeça de platina e o dorso tinha, engastado em cada articulo, um rubi espinela.

Paterson havia visto crysallidas de um sem numero de variedades de borboletas, mas nenhuma egual a esta.

Amando a natureza com os seus apurados sentidos de artista, com uma solida cultura de Historia Natural, visitava a crysallida todas as manhãs, cada vez mais enamorado de sua belleza.

Uma manhã, qual não foi a sua decepção, quando encontrou vasio o sudario que amortalhára a nympha, mas um sudario como feito de escuro pergaminho sem reflexo metalico, sem uma joia, semelhante a uma escara de ulcera.

No chão, uma pequena borboleta côr de chocolate, feia, se arrastava, com as azas ainda humidas, esperando que seccassem para voar.

Paterson soube mais tarde que essa rosa se chamava rainha de Kiato.

Farto o antigo herbanario de apreciar tantos specimens curiosos, seguiu rua a fóra.

Andava e parava, estupefacto com as maravilhas que seus olhos iam vendo. Tudo ali era differente e superior ás outras agremiações humanas que conhecia.

Os transeuntes que ia encontrando obrigava-os a parar para contemplal-os — exemplares perfeitos de virilidade, de força, de saude. O seu trajar era modesto e de perfeito accordo com os preceitos da hygiene.

A vestimenta das mulheres, que em todos os paizes pecca pelo exagero, pelo descaso da saude, pela infracção ás leis do pudor, da decencia mesmo, ali era moldada nos mais sãos principios da hygiene e da moral.