Página:O Reino de Kiato.pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre
38
Rodolpho Theophilo

frisantes, provando ser o alcoolismo uma enfermidade hereditaria, contra a qual, salvo rarissimas excepções, são de nenhum effeito a vontade e os conselhos baseados na san moral, publicava uma estatistica dos crimes praticados em Kiato antes e depois da abolição do alcool.

Os suicidios, os assassinatos, os roubos, os attentados ao pudor, o adulterio, todos os crimes foram decrescendo até se acabarem de todo. Fazia vinte annos que se tinham fechado as penitenciarias do Reino.

As duas primeiras paginas do jornal constavam de artigos uteis á collectividade, de estudos de agronomia, ensinando a amanhar os terrenos, cultival-os, adubal-os, aconselhando a melhor qualidade de adubo para esta ou aquella especie vegetal. As outras duas paginas eram reservadas a annuncios, mas até no reclamo via-se a bôa moral daquella gente: era laconico, um simples aviso sem os engodos do yankee.

Paterson passou a ler outro jornal.

Qual não foi a sua surpreza quando viu que tinha cinco exemplares da mesma folha, escriptos em differentes linguas. Havia lido a edição em inglez; os quatro numeros que restavam eram publicados em francez, hespanhol, allemão e italiano.

Paterson estava maravilhado. Seria possivel que naquella terra não houvesse politica?! Que não houvesse desavenças?! Conhecia a imprensa dos paizes mais cultos do mundo e toda ella era o reflexo do viver daquellas sociedades, com todos os seus vicios e miserias.

Interessado cada vez mais por conhecer a vida idea daquelle povo, levantou-se, foi ao salão de jantar tomou chocolate e sahiu.