Página:O Reino de Kiato.pdf/5

Wikisource, a biblioteca livre
8
Rodolpho Theophilo

Obsecado por essa idéa, que durante seculos empolgou o espirito de grandes homens, trabalhava sem esmorecimento, convicto de que venceria. O fracasso de tantas mentalidades não o intimidava.

O insuccesso dos que trabalhavam naquelle certame fora devido ás poucas luzes do seculo, nascitura que era a chimica. O que havia então era o sortilegio grosseiro, a magia, o satanismo dominando os espiritos qne trabalhavam na transmutação dos metaes. A alchimia proclamava a isomeria, mais tarde acceita e confirmada pela chimica moderna. Berthelot sustentava que era possivel a fabricação dos corpos simples.

Paterson, quanto mais lia as velharias alchimistas, mais se convencia de que aquelles inconscientes feiticeiros haviam deixado theorias que a sciencia actual perfilhara. Elles affirmavam ser identica a composição dos metaes, isto é, a differença entre o ouro e o ferro, por exemplo, era a proporção dos elementos de que são formados. Havendo assim um corpo, ou antes um agente que alterasse as proporções dos elementos constituintes da materia, daria em resultado a mudança de um corpo em outro, o cóbre em ouro, o chumbo em ferro, etc. O agente, ou força que transformava o corpo, que lhe mudava a individualidade, conservando a substancia, alterando somente as proporções das moleculas, era a sonhada — Pedra Philosophal.

A sua formula existira, sabiam-na os que celebravam a missa negra; mas perdera-se no transcorrer dos seculos. Alguns signaes cabalisticos, intraduziveis, ficaram attestando a sua existencia, O mercurio dos philosophos e dos sabios, não era o mercurio metal, era um composto de diversas substancias, que se perderam na memoria dos povos, subs-