Página:O Reino de Kiato.pdf/53

Wikisource, a biblioteca livre
O reino de Kiato
59

Acabada a lição, Paterson entrou em outro salão: a aula de pathologia interna.

O professor dissertava sobre a cyrrhose do figado, molestia muito commum em todo o Reino no tempo em que se usavam bebidas alcoolicas. Ha duzentos annos, poder-se-ia fazer um estudo pratico desta enfermidade. Mas, hoje, na falta de doentes, limitava-se a estudar a pathogenia da molestia, os seus symptomas, histologia, os meios de diagnostical-a. A pathologia interna não podia ser estudada theoricamente. Só á cabeceira do doente o alumno comprehenderia bem a explicação do mestre.

A sciencia havia progredido nestes ultimos tempos. A descoberta do raio X foi uma grande conquista. Sem o seu auxilio, como diagnosticar um neoplasma do tubo digestivo, um aneurisma ainda em começo, ou qualquer outra anormalidade do organismo, os diversos estados morbidos sem symptomas pathognomonicos, sem syndromas que ortentem o medico, que o levem a um diagnostico certo?

Proferidas as ultimas palavras, o professor convidou os discipulos a acompanharem-no ao gabinete.

Passaram do salão grande a um contiguo, de menores dimensões.

Grande foi a admiração de Paterson.

Muitas vitrinas de vidro, perfeitamente limpas, encostadas ás paredes, deixavam ver preparações de cera representando diversos estados pathologicos.

No centro da sala, uma grande mesa, sobre a qual estava um manequim humano de perfeição incrivel. Aberio o thorax e o abdomen, o tronco finalmente, pelo lado anterior appareceram as visceras do tamanho na-